Conservação de forrageiras


A conservação de forrageiras, por meio de fenação e silagem, é fundamental para assegurar a alimentação do rebanho durante a escassez de pasto, como no inverno ou em períodos de seca. A escolha adequada do método de conservação e a atenção ao processo são essenciais para manter a qualidade nutricional do alimento, reduzindo perdas e garantindo a produtividade dos animais, mesmo em momentos desafiadores.

A produção de volumoso no Brasil concentra-se no verão, época na qual ocorre maior precipitação e altas temperaturas, resultando em maior crescimento das plantas forrageiras. No inverno, as condições climáticas são desfavoráveis, resultando em menor crescimento das plantas, reduzindo drasticamente o volume produzido.
Para evitar a queda na produtividade de carne ou leite, os produtores devem utilizar de estratégias de suplementação com alimentos conservados. Técnicas como a ensilagem e a fenação têm como objetivo preservar as forragens com o mínimo de perdas nutricionais, garantindo uma produção relativamente estável ao longo do ano.

Vídeos 


Publicador de Conteúdos e Mídias

Silagem de milho reidratado

Já Ouviu Falar? é uma série de vídeos curtos apresentada por especialistas da Embrapa Gado de Leite com o objetivo de compartilhar boas práticas e soluções eficazes para otimizar a produção leiteira. Neste episódio, o pesquisador Jackson Oliveira fala sobre silagem de milho reidratado, uma alternativa economicamente vantajosa para alimentação animal. Entenda como funciona o processo de reidratação, quais os benefícios e as etapas para o preparo e armazenamento dessa silagem.

Determinação da matéria seca em forrageiras usando air fryer - parte 2

Já Ouviu Falar? é uma série de vídeos curtos apresentada por especialistas da Embrapa Gado de Leite com o objetivo de compartilhar boas práticas e soluções eficazes para otimizar a produção leiteira. Nesta segunda parte do episódio, o pesquisador Jackson Silva e Oliveira fala sobre a determinação de matéria seca em forrageiras usando air fryer, explicando o passo a passo da secagem na air fryer e pesagem correta da amostra.

Determinação da matéria seca em forrageiras usando air fryer - parte 1

Já Ouviu Falar? é uma série de vídeos curtos apresentada por especialistas da Embrapa Gado de Leite com o objetivo de compartilhar boas práticas e soluções eficazes para otimizar a produção leiteira. Neste episódio, o pesquisador Jackson Silva e Oliveira fala sobre a determinação de matéria seca em forrageiras usando air fryer,  explicando por que medir a matéria seca, quais equipamentos usar e dicas importantes para o processo.

Podcasts 


Publicador de Conteúdos e Mídias

Valor nutritivo da forragem verde

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Mirton Morenz responde à pergunta: a forragem verde apresenta melhor valor nutritivo em relação à silagem?

Uso de ureia na silagem

O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Jackson Silva e Oliveira responde à pergunta: acrescentar ureia durante a ensilagem do BRS Capiaçu altera proteína e energia da silagem?

Publicações


Publicador de Conteúdos e Mídias

Tecnologia e custo de produção de silagem de sorgo

Tecnologia e custo de produção de silagem de sorgo

O custo de produção da silagem de sorgo vai depender das tecnologias utilizadas no cultivo, da produtividade da lavoura, e das perdas que irão ocorrer durante o processo da ensilagem. Saiba mais!

Silagem de ração mista total com capim-elefante cv. BRS Capiaçu

Silagem de ração mista total com capim-elefante cv. BRS Capiaçu

Aliada à alta produtividade, a cultivar de capim-elefante BRS Capiaçu apresenta elevada quantidade de colmos suculentos, que resultam em forragens com baixos teores de matéria seca (MS). Esses baixos teores de MS podem ocasionar produção excessiva de efluentes, durante a fermentação do material, além de propiciar a ocorrência de fermentações indesejáveis, prejudicando a qualidade das silagens.

Produzir silagem

Produzir silagem

A ensilagem é um método de conservação baseado na ação dos micro-organismos na ausência de ar sobre os carboidratos solúveis presentes nas plantas, acidificando o meio e conservando o material ensilado. Saiba como produzir silagem nesta publicação!

Sites e redes sociais


Publicador de Conteúdos e Mídias

APPLeite 2023

APPLeite 2023

O AppLeite disponibiliza informações sobre a melhoria das condições de trabalho, produção, aumento de renda e produtividade da atividade leiteira. 

Simula$

Simula$

Conheça essa ferramenta para comparação dos efeitos da evolução de indicadores zootécnicos específicos sobre a renda do produtor de leite!

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

A REPILeite é uma rede social com informações sobre produção animal, meio ambiente, saúde animal, qualidade do leite, entre outros.

Cursos relacionados


Publicador de Conteúdos e Mídias

BRS Capiaçu - cultivo e uso

Saiba mais sobre a variedade de capim-elefante BRS Capiaçu. O curso abordará temas desde o plantio e tratos culturais, até a produção e utilização da silagem pelos animais.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 50 horas

Silagem de Milho e de Sorgo para Gado de Leite

Neste curso, você terá informações sobre a importância do uso da silagem, o planejamento da quantidade e da área necessária para a sua produção, os tipos de silo, como calculá-los e suas capacidades de armazenamento. 

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 40 horas

Forrageiras para a produção de leite a pasto

O curso aborda o planejamento forrageiro, as principais características das espécies de capins mais utilizadas para a formação de pastagens, as práticas necessárias para a implantação e manutenção e as opções de manejo do pasto.

Organizadora: Embrapa Gado de Leite

Duração: 40 dias

Carga horária: 40 horas