Planejamento
O planejamento na atividade leiteira deve começar pela definição de um objetivo a ser alcançado. Um bom planejamento deve começar por um minucioso inventário da propriedade. Neste, deve constar toda a infraestrutura existente, desde as áreas de terras e sua destinação, a existência de energia, internet e vias de acesso. Relevante ainda a quantidade e categoria dos animais, às instalações, aguadas entre outras. Relacionar ainda a mão de obra disponível seja ela familiar ou contratada. Após esse levantamento é crucial definir as metas a serem atingidas no empreendimento para se obter o objetivo desejado. Ao final, o Planejamento deve mostrar de onde se está partindo e onde se quer chegar no espaço de tempo considerado. |
Definido o objetivo da atividade e as metas a serem obtidas, é preciso que se organize os fatores de produção existentes na propriedade ou que serão adquiridos para a consecução das metas traçadas. A organização para a atividade leiteira deve considerar as diferentes atividades e processos para os manejos sanitário, reprodutivo e alimentar dos animais. Para cada uma dessas atividades é preciso explicitar “o que” tem que ser feito, “como deve ser feito”; “quando deve ser feito” e “por quem”. A organização, distribuição e capacitação da mão de obra é fundamental. Igualmente importante é o acesso e a frequência da assistência técnica.
É a fase de implementação das atividades que foram planejadas para se obter as metas e os objetivos determinados nas fases anteriores. O acompanhamento da execução das atividades, o levantamento e anotação das informações e o controle dos processos são essenciais para a viabilidade técnica e econômica da atividade leiteira. É fundamental identificar e analisar se as atividades previstas estão sendo executadas conforme planejado e se existe necessidade de melhoria e reorganização dos processos para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. O levantamento e anotação das informações zootécnicas, contábeis, administrativas e ou econômicas são imprescindíveis nessa fase.
Essa fase pode ser conduzida concomitantemente com a fase de desenvolvimento, buscando sempre a correção de rumos para a obtenção das metas estabelecidas. Ela deve ser conduzida também ao final do período de planejamento para o feedback de apoio ao planejamento do próximo período. Nessa fase deve ficar evidente o que foi obtido conforme planejado e o que deve ser melhorado para obtenção do objetivo final da atividade. Utilização de ferramentas de gestão, como softwares de gestão de rebanho, planilhas de custos e aplicativos para controle de produção, auxilia na organização das informações, análise dos dados e na tomada de decisão na propriedade leiteira. A avaliação fecha o ciclo PODA, avaliando a implementação das atividades, e fornecendo informações relevantes para o próximo ciclo de planejamento.
Vídeos relacionados
Custo de manutenção de piquetes da BRS Kurumi
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador José Luiz Bellini Leite responde à pergunta:qual o custo de manutenção do pasto da BRS Kurumi?
Custo de manutenção da capineira da BRS Capiaçu
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador José Luiz Bellini Leite responde à pergunta: qual o custo de manutenção da capineira da BRS Capiaçu?
Custo de implantação da capineira de BRS Capiaçu
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador José Luiz Bellini Leite responde à pergunta: qual o custo de implantação da capineira da BRS Capiaçu?
Podcasts relacionados
Custo de manutenção de piquetes da BRS Kurumi
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador José Luiz Bellini Leite responde à pergunta: qual o custo de manutenção do pasto da BRS Kurumi?
Custo de manutenção da capineira da BRS Capiaçu
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador José Luiz Bellini Leite responde à pergunta: qual o custo de manutenção da capineira da BRS Capiaçu?
Publicações relacionadas

Cem recomendações para o bom desempenho da atividade leiteira
Com o objetivo de despertar os produtores de leite para alguns detalhes de ordenha, alimentação, sanidade, reprodução, manejo, indicadores econômicos e gerenciamento, são apresentadas 100 recomendações para o bom desempenho da atividade leiteira.

Custo de produção
O conhecimento do custo de produção possibilita fixar diretrizes e corrigir distorções, favorecendo a sobrevivência do sistema de produção de leite em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Saiba mais nesta publicação!

Cinco indicadores para medir a eficiência de uma UPL
Quer melhorar a gestão da sua produção de leite? Baixe nossa publicação e aprenda como unir eficiência técnica e econômica para maximizar seus resultados. Com cinco indicadores simples de calcular, você poderá avaliar o desempenho da sua UPL de forma prática e objetiva, garantindo um melhor retorno financeiro!
Sites e redes sociais
Cursos relacionados
Amostragem, Coleta e Transporte da Produção de Leite
Aprenda os principais conceitos e procedimentos da coleta de leite a granel na fazenda e da amostragem de leite para análise em laboratório. O curso é dividido em três módulos: 1. Importância, conceitos e impactos; 2. Amostragem e coleta do leite e 3. Transporte do leite.
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração: 30 dias
Carga horária: 30 horas