A BRS Capiaçu é um capim-elefante (Cenchrus purpureus) que se planta por mudas. Ele é próprio para fazer silagem ou ser fornecido fresco para o gado. Possui boa qualidade nutricional, possibilitando o aumento da produção de leite e de carne. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t MS/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética. Tem porte alto, se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante.
A cultivar apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. Sua propagação ocorre por meio de colmos e apresenta gemas com elevado poder de brotação. Caracteriza-se por apresentar touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecânica; folhas longas, largas e de cor verde. Possui ainda boa tolerância ao estresse hídrico, mas é susceptível às cigarrinhas das pastagens. Entretanto, quando a capineira é bem manejada, apresenta boa tolerância ao ataque da praga. A BRS Capiaçu foi registrada no RNC (Registro Nacional de Cultivares) em 08/01/2015, sob o nº 33503, e protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares) em 23/01/2015, certificado nº 20150124.
Vídeos
Importância da análise de solo
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Carlos Eugenio Martins responde à pergunta: quando e como fazer a amostragem de solo?
Calagem da BRS Capiaçu
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Carlos Eugenio Martins responde à pergunta: qual seria a recomendação de calagem para BRS Capiaçu?
Ensilagem da BRS Capiaçu e BRS Kurumi juntas
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Jackson Silva e Oliveira responde à pergunta: a associação da BRS Kurumi com a BRS Capiaçu para aumentar a quantidade de folha, pode melhorar a qualidade da silagem?
Podcasts
Melhor cultivo - BRS Capiaçu ou sorgo
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Paulino José M. Andrade responde à pergunta: qual a melhor opção para suplementação da pastagem durante o inverno: BRS Capiaçu ou sorgo?
Importância da análise de solo
O Embrapa Tira Dúvidas é uma série desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite que visa responder perguntas de produtores sobre as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi. Neste episódio, o pesquisador Carlos Eugenio Martins responde à pergunta: quando e como fazer a amostragem de solo?
Publicações

Como medir a matéria seca (MS%) em forragem utilizando forno de micro-ondas
O objetivo deste comunicado técnico é apresentar detalhadamente um método rápido, de baixo custo para o produtor e com boa eficiência para medir o teor de matéria seca da forragem.

BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de silagem
A silagem da BRS Capiaçu é uma alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite e carne bovina e, também, para pequenos ruminantes. Saiba mais!

BRS Capiaçu e BRS Kurumi: cultivo e uso
O objetivo do livro é descrever as principais características da BRS Capiaçu e BRS Kurumi e esclarecer as questões a respeito do cultivo e uso dessas cultivares, por meio de perguntas e respostas elaboradas por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e da Embrapa Clima Temperado.
Aplicativos
Cursos
BRS Capiaçu - cultivo e uso
Saiba mais sobre a variedade de capim-elefante BRS Capiaçu. O curso abordará temas desde o plantio e tratos culturais, até a produção e utilização da silagem pelos animais.
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração: 40 dias
Carga horária: 50 horas
Silagem de Milho e de Sorgo para Gado de Leite
Neste curso, você terá informações sobre a importância do uso da silagem, o planejamento da quantidade e da área necessária para a sua produção, os tipos de silo, como calculá-los e suas capacidades de armazenamento.
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração: 40 dias
Carga horária: 40 horas
Forrageiras para a produção de leite a pasto
O curso aborda o planejamento forrageiro, as principais características das espécies de capins mais utilizadas para a formação de pastagens, as práticas necessárias para a implantação e manutenção e as opções de manejo do pasto.
Organizadora: Embrapa Gado de Leite
Duração: 40 dias
Carga horária: 40 horas