Banner da Pagina

Importância econômica

O melão tem grande importância socioeconômica no Brasil pelo ciclo relativamente curto, elevadas produções por área e com alta demanda de mão de obra, gerando emprego no meio rural e renda para os produtores, principalmente aqueles que vivem da agricultura familiar.

Em 2024, no Brasil, foram produzidas cerca de 817 mil toneladas de melões em aproximadamente 31 mil ha, com produtividade média de 26,1 t/ha. O Nordeste colheu 98% da produção em uma área de quase 30 mil ha, com destaque para o estado do Rio Grande do Norte que responde por mais de 63% tanto da área cultivada como da produção. 

Com menor expressão no cenário nacional, o cultivo do meloeiro também acontece na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul. 

Brasil: de importador a exportador

O melão, que já foi um fruto importado e restrito a poucos

O melão, que já foi um fruto importado e restrito a poucos, hoje é cultivado em larga escala no Nordeste brasileiro, região responsável pela maior parte da produção nacional e pelas exportações. Entre as variedades, o melão amarelo se destaca pela casca firme, polpa doce e boa durabilidade, características que o tornaram um dos principais símbolos da fruticultura nordestina.

Além de movimentar a economia, o melão é reconhecido pelo valor nutricional. Rico em água, fibras, vitaminas e minerais, auxilia na hidratação, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde do coração e do intestino. Leve e saboroso, é consumido o ano todo e alia benefícios à saúde com a força da agricultura brasileira.

Impacto no cenário internacional

Impacto no cenário internacional

O melão brasileiro tem apresentado importância crescente tanto no mercado interno como no externo. As projeções de produção até 2032/2033 indicam um aumento de 28,7% na produção de melão. Os números fazem parte do estudo "Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33", feito pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).