Desde o final da década de 1990, os sistemas de cultivo que ajudam a recuperar pastagens por meio de culturas produtoras de grãos ou silagem ganharam força na região Sudeste. De lá para cá, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), pastagem-floresta (IPF) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF) têm mostrado ser viáveis tanto técnica quanto economicamente, adaptando-se bem às atividades agrícolas e pecuárias locais.
Entendendo a ILPF

Conhecendo as modalidades da estratégia ILPF
A ILPF é uma estratégia que visa a produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, e busca efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e aviabilidade econômica.
O que devo saber sobre ILPF em MG?

Integração Lavoura-Pecuária (ILP)
Características da Modalidade em Minas Gerais
Foco: Lavoura agrícola com forragens sob modalidade de consórcio, sucessão ou rotação de culturas, na mesma área, em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.
Combinações possíveis
Grãos ou Silagem: Milho + capim: Gênero Urochloa (Syn. Brachiaria) e Megathyrsus (Syn. Panicum).
Silagem ou Pastejo: Sorgo forrageiro + capim: Gênero Urochloa (Syn. Brachiaria) e Megathyrsus (Syn. Panicum).
Produção de grãos: Soja + capim: Gênero Urochloa (Syn. Brachiaria) e Megathyrsus (Syn. Panicum).

Integração Pecuária-Floresta (IPF)
Características da Modalidade em Minas Gerais
Foco: áreas com a integração dos componentes pecuária e floresta em consórcio.
Forrageiras: Forrageiras do Gênero Urochloa (Syn. Brachiaria) e Megathyrsus (Syn. Panicum) consorciadas com espécies florestais.
Componente forestal: Predomínio do eucalipto como espécie exótica, com usos pontuais de outras espécies tais como: mogno africano, mutambo, capixingui, ipê felpudo, sansão-do-campo, gliricídia, angico vermelho, jacarandá-da-bahia, coqueiro.

Integração Lavoura-Floresta (ILF)
Características da Modalidade em Minas Gerais
Foco: Integração dos componentes floresta e lavoura, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas anuais ou perenes.
Componente Florestal: Predomínio do eucalipto como espécie exótica, com usos pontuais de outras espécies tais como: mogno africano, mutambo, capixingui, ipê felpudo, sansão-do-campo, gliricídia, angico vermelho, jacarandá-da-bahia, coqueiro.
Componente agrícola
Grãos: Soja, milho, sorgo e trigo.
Silagem: Sorgo forrageiro + capim: Gênero Urochloa (Syn. Brachiaria) e Megathyrsus (Syn. Panicum).

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
Características da Modalidade em Minas Gerais
Foco da Modalidade: Áreas com pastagens degradadas; lavouras com problemas de produtividade.
Destaque: Milho, sorgo (forrageiro, granífero ou pastejo) e milheto consorciados com capins.
Forrageiras mais usadas: Gênero Urochloa (Syn. Brachiaria) e Megathyrsus sp. (Syn. Panicum).
Componente florestal: Predomínio do eucalipto como espécie exótica, com usos pontuais de outras espécies tais como: mogno africano, mutambo, capixingui, ipê felpudo, sansão-do-campo, gliricídia, angico vermelho, jacarandá-da-bahia, coqueiro.
Em Minas Gerais, a adoção dos sistemas ILPF foi impulsionada por ações do governo e iniciativas da Embrapa, Epamig e universidades. Esses sistemas servem para diversificar a renda dos pecuaristas e recuperar áreas degradadas, especialmente em regiões montanhosas.
Web stories
Um Web Story é uma forma visual e interativa de aprender. Você vai deslizar ou clicar nas telas para avançar e explorar conteúdos como imagens, vídeos e textos curtos. Cada tela foca em um ponto específico, tornando a experiência rápida e envolvente. Basta seguir as instruções na tela para navegar. Aproveite essa maneira dinâmica de se informar!
A metodologia para realizar essa implementação consiste em:
- Selecionar uma propriedade (pública ou privada), dentro de um polo agroeconômico relevante do Estado, que tenha condições favoráveis a realizações de eventos de Transferência de Tecnologia (TT), cujo proprietário demande URT em sistema de ILPF e seja ávido por tecnologias e tenha boa credibilidade e respeito entre seus pares.
- Formar um grupo gestor da URT composto pelo proprietário rural, por pesquisadores e analistas da Embrapa que atuarão na URT, técnicos da propriedade selecionada e potenciais parceiros locais, como professores de instituições de ensino superior da região, consultores autônomos e demais técnicos locais.
- Elaborar, em consonância com o grupo gestor da URT, o projeto da unidade e acompanhar sua implantação que deverá ser realizada pela propriedade selecionada.
- A partir do 2º ano de implantação, elaborar em consonância com o grupo gestor da URT, no final do ano agrícola anterior, e gerenciar o plano anual de trabalho (PAT) que deverá ser desenvolvido na URT da fazenda selecionada no ano agrícola subsequente. Nesse PAT, deverão estar contempladas todas as atividades técnicas de preparo de solo, semeadura e/ou plantio, manejo integrado de pragas e doenças (lavoura, forragens e silvicultura), manejo de pastagens e do rebanho bovino (pecuária), manejo do componente florestal, colheita (lavoura e silvicultura) e venda e/ou abate de animais. Ainda deverão estar contempladas todas as atividades de TT planejadas para o ano agrícola.
Capítulo: Transferência de Tecnologias para Adoção da Estratégia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Número da Pergunta: 489
Ano: 2015
Podcast

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste
Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste
A região mais próxima do litoral, no Sul e Sudeste do Brasil, tem características semelhantes. Além do bioma Mata Atlântica, a topografia acidentada com a serra do mar, serra da Mantiqueira, serra da Canastra e outras serras é uma constante. Em meio a isso, há áreas com solos mais produtivos, como a terra roxa, e outras com solos mais desafiadores. Ao mesmo tempo, esta região concentra a maior parte da população brasileira e a melhor logística do país. Todos esses fatores influenciam na hora do produtor rural definir qual sistema produtivo irá adotar. O podcast fala sobre as oportunidades de uso de sistemas ILPF nesta região.
Publicado: 26/06/2024
Vídeos
Minas Gerais 1 - Utilização de aveia mais azevém sob pastejo
O pesquisador Carlos Eugênio Martins, da Embrapa Gado de Leite, fala sobre o plantio de aveia e azevém para o pastejo do gado leiteiro no inverno.
Minas Gerais 2 - Controle de plantas daninhas na implanta o do eucalipto em sistemas de iLPF
O pesquisador Alexandre M.Brighenti dos Santos, da Embrapa Gado de Leite, faz recomendações de como fazer o controle das plantas daninhas na implantação do eucalipto em iLPF.
Minas Gerais 3 - Controle de formigas cortadeiras na implanta o do eucalipto em sistemas de iLPF
O pesquisador Alexandre M.Brighenti dos Santos fala sobre a importância do controle das formigas durante a implantação do eucalipto.
Minas Gerais 4 - Implanta o do sistema iLPF na agricultura familiar
O extensionista da Emater-MG, Leonardo Calsavara, fala sobre a experiência de implantação do sistema iLPF, numa propriedade de agricultura familiar, em Coronel Xavier Chaves-MG.
Minas Gerais 5 - Importância do planejamento para a implanta o do sistema iLPF
O extensionista da Emater-MG, Leonardo Calsavara, fala sobre a importância do planejamento para implantação do sistema iLPF na agricultura familiar.
Minas Gerais 6 - Diversificação de renda na propriedade leiteira por meio da produção florestal
O pesquisador Marcelo Müller, da Embrapa Gado de Leite, fala como o sistema iLPF pode contribuir para a diversificação da renda na propriedade leiteira.
Minas Gerais 7 - Manejo do Componente Florestal em sistemas de iLPF
O pesquisador Marcelo Müller, da Embrapa Gado de Leite, mostra como a dinâmica do componente florestal modifica a interação dos componentes do sistema iLPF.
Minas Gerais 8 - Arranjos espaciais de árvores em sistemas iLPF para reas montanhosas
O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Müller, sobre a implantação dos arranjos espaciais e espaçamento entre árvores, em terrenos acidentados.
Minas Gerais 9 - Implantação do sistema iLPF no Sítio Correias em Cel. Xavier Chaves (MG)
O produtor Márcio José de Resende fala sobre sua experiência na implantação do sistema iLPF, na sua propriedade, em Coronel Xavier Chaves-MG.
Minas Gerais 10 - Implantação do sistema iLPF em Coronel Xavier Chaves (MG)
O produtor Vanderlei dos Reis Sousa fala da sua experiência na implantação do sistema iLPF na Chácara dos Gabirobas, em Cel Xavier Chaves-MG.
Minas Gerais 11 - Implantao da iLPF em Mar de Espanha (MG)
O produtor Sérgio Machado relata sua experiência na implantação do iLPF no Sítio do Valão, em Mar de Espanha -MG.
Minas Gerais 12 - Implantação da iLPF em Mar de Espanha continuação
O produtor Vicente de Paula Machado fala sobre a experiência na implantação da iLPF no Sítio do Valão, em Mar de Espanha -MG
Publicações

Sistemas ILPF e transferência de tecnologia nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo
Encontre informações sobre os estados de MS, do PR e de SP. Clique no botão para baixar o documento.

Sistemas ILPF e transferência de tecnologia nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro
Encontre informações sobre sistema ilpf e transferência de tecnologia. Clique no botão para baixar o documento.

Implantação de Sistema ILPF com as culturas de sorgo forrageiro, capim marandu e eucalipto na região central de MG
Encontre informações sobre Sistemas ILPF na região central de MG. Clique no botão para baixar o documento.

Integraçação Lavoura-Pecuária-Floresta: o produtor pergunta, a Embrapa responde
Essa obra apresenta 500 dúvidas mais comuns sobre Sistemas ILPF. Clique no botão para baixar documento.