Nesta página, você encontrará informações sobre as estratégias de uso do Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP), abordando temas como renovação ou reforma das pastagens, "Boi Safrinha" ou "Boi" 3ª safra, e rotação lavoura-pecuária. Ao final, você conhecerá diferentes formas de integrar lavoura e pecuária de maneira eficiente.
ILP - Renovação ou reforma de pastagem


A renovação e melhoria das pastagens são essenciais para alcançar uma produtividade sustentável na Integração Lavoura-Pecuária.
A ILP, seja por reforma (quando se mantém a mesma forrageira) ou renovação da pastagem (quando ocorre a substituição da forrageira), geralmente é realizada através da implantação da lavoura, seja no sistema de plantio convencional ou no sistema de plantio direto (SPD), dependendo das condições da área e do solo.
O Sistema de Plantio Direto é uma técnica agrícola na qual a semeadura das culturas é feita diretamente sobre os restos da cultura anterior, sem a necessidade de arar ou revolver o solo. Isso ajuda a manter a cobertura do solo e a sua estrutura, reduzindo a erosão, conservando a umidade e melhorando a saúde do solo a longo prazo.
Nas áreas com pastagens degradadas onde a ILP será praticada, são utilizadas culturas como arroz de terras altas na maioria das vezes, soja quando há boa demanda no mercado (embora geralmente com menor produtividade), milho em casos raros, e outras culturas.
Normalmente, a lavoura é cultivada por um ou dois anos, seguida pelo milho safrinha com forrageira ou rotacionada no ano agrícola seguinte pelo capim que formará a pastagem renovada ou reformada. Essa estratégia da ILP é recomendada para áreas tradicionais de pecuária que são adequadas para mecanização, como as regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso.
ILP - "Boi" Safrinha ou "Boi" 3ª safra
A tecnologia Boi Safrinha, desenvolvida pela Embrapa Cerrados em Planaltina-DF, envolve o cultivo de forragem na safrinha em consórcio com culturas anuais de verão. Isso visa estabelecer uma pastagem capaz de alimentar bovinos durante a estação seca (inverno).
Essa abordagem se baseia na pastagem como componente central, oferecendo uma alternativa que maximiza o uso da terra e aumenta a rentabilidade nas propriedades.
A tecnologia é recomendada para:
- Regiões com pouca chuva na segunda safra de culturas graníferas, geralmente milho.
- Regiões sem restrições pluviométricas, pode ser recomendado para complementar a segunda safra, além de ser economicamente favorável para a pecuária.


Web stories
Um Web Story é uma forma visual e interativa de aprender. Você vai deslizar ou clicar nas telas para avançar e explorar conteúdos como imagens, vídeos e textos curtos. Cada tela foca em um ponto específico, tornando a experiência rápida e envolvente. Basta seguir as instruções na tela para navegar. Aproveite essa maneira dinâmica de se informar!
A Integração Lavoura-Pecuária - "Boi" de 3ª safra é recomendada em regiões onde não há restrições significativas de chuvas na segunda safra para o consórcio de culturas graníferas com capim forrageiro (como milho com B. ruziziensis na maioria dos casos, ou suas alternativas). Exemplos dessas regiões incluem o médio Norte e Noroeste de Mato Grosso, Vale do Xingu (Mato Grosso) e região de Rio Verde (GO).
Após a colheita das culturas graníferas entre junho e julho, geralmente, os bovinos são introduzidos na área para pastar os restos das culturas graníferas e o capim forrageiro formado no consórcio, até o início do próximo período chuvoso.
ILP - Rotação Lavoura-Pecuária
A ILP-Rotação lavoura-pecuária ocorre com maior frequência em fazendas que adotam sistematicamente a rotação entre pastagem e lavoura para intensificar o uso da terra e aproveitar os benefícios do sinergismo entre essas duas atividades.
Nesses casos, a propriedade é dividida em talhões onde são alternados períodos de lavoura e pecuária ao longo do tempo.
Essa abordagem da ILP é recomendada para:
- Regiões agrícolas, sendo crucial para aquelas com solos de textura arenosa (10 a 25% de argila) que buscam uma produção econômica de grãos. Exemplos incluem o oeste dos Estados da Bahia e de São Paulo, e o Sul do Mato Grosso do Sul.
- O Sistema São Mateus, desenvolvido pela Embrapa, exemplifica bem a ILP-Rotação lavoura-pecuária e é uma ferramenta tecnológica eficaz para a exploração sustentável de solos arenosos.
Entre os arranjos mais comuns está a rotação que inclui dois anos de lavoura seguidos por dois anos de pecuária, com uma proporção de 50% para cada na área total durante a safra. Isso é ilustrado no esquema da ILP como uma rotação quadrienal igual entre lavoura e pecuária, onde o número indica o ano dentro do ciclo de quatro anos.


Outro arranjo comum na propriedade é composto por três anos de lavoura seguidos por dois anos de pecuária, com uma proporção de 60% para lavoura e 40% para pecuária na área total durante a safra.
Esse esquema da ILP representa uma rotação quinquenal entre lavoura e pecuária, isto é, um ciclo de cinco anos no qual a cultura agrícola ou atividades são alternadas em uma determinada área. 60% da área são dedicados à lavoura e 40% à pecuária na safra, com o número indicando o ano dentro do ciclo de cinco anos.


Conheça diferentes estratégias para integrar lavoura e pecuária
Pecuaristas e agricultores interessados na integração entre lavoura e pecuária (ILP) têm várias opções de sistemas de produção disponíveis, com estratégias diversas para recuperar pastagens, converter pastagens em lavoura e melhorar a qualidade do solo na lavoura através do uso de plantas forrageiras e do sistema "boi safrinha". Vamos conhecer alguns.

Sistema Santa Fé
Consiste no cultivo de grãos, como milho, sorgo, entre outros, em consórcio com forrageiras tropicais, em particular as do gênero Urochloa (braquiárias), em solos totalmente ou parcialmente corrigidos no Cerrado, em sistema de plantio direto. Clique no botão para acessar a página com informações sobre essa tecnologia.

Sistema Santa Ana
Ele consiste no cultivo de culturas anuais como milho, sorgo, milheto ou girassol para produção de silagem, em consórcio com espécies forrageiras, visando a recuperação ou renovação de pastagens após colheita da cultura anual. Clique no botão para acessar a página com informações sobre essa tecnologia.

Sistema Boi Safrinha
Refere-se à forragem produzida na safrinha em consórcio com culturas anuais de verão, com a finalidade de estabelecer uma pastagem com capacidade de promover a alimentação de bovinos durante a estação da seca (inverno). Clique no botão para acessar a página com informações sobre essa tecnologia.