ILPF para Semiárido
Reportagem mostra os benefícios da ILPF para o Semiárido. Veja sobre quais culturas podem ser usadas, os benefícios, cultivo e diversificação.
Você sabe a verdadeira dimensão do Semiárido brasileiro?
O Semiárido brasileiro cobre uma área de 952.360 quilômetros quadrados, abrangendo oito estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Essa vasta região inclui 1.100 municípios e mais de 24 milhões de habitantes. É um ambiente marcado por solos de baixa fertilidade, déficit hídrico na maior parte do ano e alta pressão sobre os recursos vegetais naturais.
Essa é uma região de solos com baixa fertilidade, escassez de água na maior parcela do tempo e uso excessivo das plantas nativas.
E onde a ILPF se encaixa no Semiárido?
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é recomendada como uma alternativa para aumentar a produção de alimentos para a população e para o rebanho de bovinos, caprinos e ovinos.
No entanto, expandir a adoção da ILPF no Semiárido é um desafio, pois ainda são necessários estudos sobre espécies e culturas que atendam às necessidades específicas da região.
As pesquisas na região focam em como usar de forma sustentável a vegetação nativa da caatinga e criar modelos de produção. Diversas espécies nativas são estudadas para serem usadas sozinhas ou junto com outras plantas como aquelas usadas na alimentação do gado (capim), herbáceas (ervas) ou mesmo as árvores.
É válido lembrar que no Semiárido, além dos desafios produtivos, o componente água (e a falta dela) é um grane fator a ser levado em conta porque afeta todo o ecossistema: plantas, animais, solo. Por essa razão trabalhar com um sistema que agrega vários componentes promove a sinergia e contribui com a conservação de recursos naturais como a água e também o solo.
Fatores como a biomassa gerada pelas raízes das plantas, associada à matéria orgânica proporcionada pelas leguminosas, por exemplo, ajudam a justificar o uso de um sistema integrado na região semiárido.
Quais espécies nativas possíveis para ILPF no Semiárido?
- Maniçoba
- Mandioca
- Pornunça
- Mamãozinho-de-veado
- Postumeira
- Mandacaru sem espinho
- Camaratuba
- Umbuzeiro
- Mororo
- Sabiá
Mas, além das espécies nativas, também são consideradas espécies exóticas, como observado nas pesquisas conduzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No contexto dos modelos de produção, o foco está na integração de elementos nativos ou exóticos adaptados, criando modelos que promovem a sustentabilidade dos sistemas produtivos.
E quais espécies exóticas possíveis para a ILPF no Semiárido?
- Capim Buffel
- Urocloa
- Palmas forrageiras
- Leucena
- Gliricídia
- Algaroba
Dentre essas espécies, a gliricídia tem sido amplamente estudada nos trabalhos de ILPF no Semiárido, devido aos resultados positivos alcançados ao adotar essa cultura para diversas finalidades.
No Semiárido, alguns exemplos de trabalhos de integração integram a palma forrageira com a gliricídia. Também, a sucessão entre guandu forrageiro com o sorgo ou milheto. Atividades com o propósito de uso em alimentação do gado.
Em relação aos animais, os pequenos ruminantes (caprinos e ovinos) são usados na integração por serem característicos do semiárido brasileiro.
Quais as espécies exóticas e nativas para o semiárido?
Web stories
Um Web Story é uma forma visual e interativa de aprender. Você vai deslizar ou clicar nas telas para avançar e explorar conteúdos como imagens, vídeos e textos curtos. Cada tela foca em um ponto específico, tornando a experiência rápida e envolvente. Basta seguir as instruções na tela para navegar. Aproveite essa maneira dinâmica de se informar!
Podcast

Oportunidades e usos da ILPF no Semiárido
Oportunidades e usos da ILPF no Semiárido
Mesmo com as condições adversas, a integração lavoura-pecuária-floresta pode ser usada na região e é uma das tecnologias recomendadas para viabilidade da produção. Quem fala mais sobre as formas de uso da ILPF no Semiárido é a pesquisadora da Embrapa Salete Moraes. Conheça também a experiência do produtor de leite de cabra Luciano Souza com uso de sistemas silvipastoris no Piauí.
Publicado: 24/07/2024
Vídeos
Estratégias e políticas para implementação e desenvolvimento de sistemas ILPF no Nordeste
Acompanhe exposição sobre as estratégias e políticas para implementação e desenvolvimento de sistemas ILPF no Nordeste.
ILPF para Semiárido
Reportagem mostra os benefícios da ILPF para o Semiárido. Veja sobre quais culturas podem ser usadas, os benefícios, cultivo e diversificação.
Modelos de ILPF para o semiárido
A pesquisadora da Embrapa Semiárido Salete Alves de Moraes apresenta modelos de ILPF com potencial de adoção para o Semiárido
Publicações

Umbuzeiro: avanços e perspectivas
Encontre informações sobre o umbuzeiro. Clique no botão para baixar documento.

Utilização do mamãozinho-de-veado na alimentação dos animais na seca
Encontre informações sobre o mamão-de-veado na alimentação de animais. Clique no botão para baixar documento.
