Produção, manejo e utilização de gliricídia para alimentação animal
Saiba mais sobre o manejo e a utilização de gliricídia para a alimentação animal.
Adubação verde de coqueiro com gliricídia
A gliricídia é leguminosa arbórea perene considerada de múltiplo uso. Tem enraizamento profundo e alta tolerância à seca.
Gliricídia na ILPF: leguminosa pode ser uma carta coringa para o semiárido
A gliricídia vem sendo observada na estratégia ILPF e sua utilzação vem ganhando a adesão de produtores do semiárido brasileiro.
Gliricídia como fonte de nitrogênio
Ao podar as folhas da gliricídia e jogar na base da laranjeira, a planta adquire esse importante fertilizante, adubo nitrogenado, caro para os agricultores. Uma ótima economia.
Múltiplo uso da gliricídia como tecnologia agropecuária
A união lavoura, pecuária e floresta é uma tendência moderna na agropecuária, porque busca uma produção sustentável e com menos impacto na natureza.
Sistema silvipastoril com uso de gliricídia : parte 2
A união lavoura, pecuária e floresta é uma tendência moderna na agropecuária, porque busca uma produção sustentável e com menos impacto na natureza. Nesse processo a leguminosa gliricídia, uma árvore que podada pode ser mantida como arbusto, tem se destacado, pois suas folhas servem de silagem para alimentação de bovinos e caprinos e tem alto teor de proteína.
Embrapa integra gliricídia, coqueiro e bovinos
mbrapa integra lavoura, pecuária e floresta (ILPF) com a cultura do coco, gado e gliricídia como componente floresta na fazenda Bolandeira, em Jequiá da Praia, em Alagoas.
Gliricídia é um ótimo alimento para os animais
A gliricídia pode ser picada com capim elefante, milho e até com tronco de bananeira e colocada em cochos para alimentar bovinos, caprinos e ovinos.
Como produzir mudas de gliricídia
A gliricídia sobrevive bem à seca e é uma boa fonte de proteína para os animais. A Embrapa pesquisou o plantio de gliricídia em várias formas de integração.
Obras técnicas

Implantação e Manejo de Sistema de Integração Milho/Bovino de Leite - Ovino/ Gliricídia para Regiões de Transição do Agreste para o Sertão
Encontre informações sobre sistema de integração em Regiões de Transição do Agreste. Clique no botão para baixar o documento.

Implantação e manejo de legumineira com gliricídia
Encontre informações sobre gliricídia em ILPF. Clique no botão para baixar o documento.

Gliricídia: formas de cultivo
Encontre informações sobre formas de cultivo da glirícidia. Clique no botão para baixar o documento.

Cultivo de alamedas de gliricídia
Encontre informações sobre a gliricídia nos tabuleiros costeiros. Clique no botão para baixar o documento.

Cultivo de alamedas de gliricídia (Gliricidia sepium) em solos de tabuleiros costeiros
Os solos dos tabuleiros costeiros, em geral, apresentam baixa fertilidade, baixos teores de matéria orgânica e deficiente agregação.

Gliricídia: formas de cultivo e plantio
A gliricídia é uma planta resistente à seca e bem adaptada para a região nordeste do Brasil.

Cultivo e manejo da gliricídia para formação de banco de proteína
Um dos principais problemas enfrentados pelos pecuaristas da região Nordeste do Brasil é a provisão de alimentos de qualidade para os animais, sobretudo em períodos de restrição.

Implantação e Manejo de Sistema de Integração Milho/Bovino de Leite - Ovino/ Gliricídia para Regiões de Transição do Agreste para o Sertão
A associação entre os cultivos agrícolas e a produção animal é realizada em diferentes partes do mundo e não se constitui em uma tecnologia nova ou um conceito recente, pois a integração se faz desde a domesticação das plantas e dos animais.

Adubação Verde com Gliricidia sepium como Fonte Permanente de Nitrogênio na Cultura do Coqueiro
O cultivo do coqueiro (Cocos nucifera) no Brasil concentra-se ao longo da faixa litorânea do Nordeste, onde predominam solos arenosos que se caracterizam pela baixa fertilidade e baixa capacidade de retenção de água.

Cultivo de Gliricidia sepium em Consórcio com Citros para Suprimento de Nitrogênio em Solo dos Tabuleiros Costeiros
Os solos dos Tabuleiros Costeiros em condições naturais apresentam baixa fertilidade e susceptibilidade à degradação. A correção das deficiências nutricionais, em geral, é feita através de calagem e adubação química, que proporcionam, no curto prazo, resultados positivos.