Na região Sul, o sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é mais comum nas propriedades. A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) também é praticada, mas em menor escala por ser uma modalidade mais recente.
Esses sistemas de integração são usados tanto em pequenas propriedades (menos de 20 hectares) focadas na criação de gado de leite, quanto em grandes propriedades (mais de 500 hectares) que combinam pecuária de corte com agricultura.
Nesta página, você encontra informações sobre:
- ILPF na Região Sul
- Integração Lavoura-Pecuária com forrageiras tropicais na região Sul
- Culturas agrícolas observadas para a ILPF no Sul
- Planejamento de uso de áreas em ILPF
- Árvores e a implantação do componente florestal em sistemas integrados na Região Sul
- Espaço de conteúdo sobre a ILF no Paraná e ILPF em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Além disso, você encontra também conteúdo em áudio (podcast), vídeos e publicações técnicas.
No planejamento de áreas para os modelos existentes, considera-se que haverá combinações como sucessão de culturas, culturas com pastagens, culturas com plantas de cobertura, e rotação de culturas e pastagens.
Nesses modelos, é essencial que 20% a 30% dos componentes (culturas, pastagens ou plantas de cobertura) visem principalmente a melhoria do solo, através da incorporação de palhada com boa relação Carbono/Nitrogênio, ciclagem de nutrientes e fixação biológica de nitrogênio.
Possibilidades de ILP no Paraná

ILP no Paraná
Primavera/verão
Culturas aptas (maior predomínio): soja, milho e feijão comum.
Pastagens anuais de inverno
Adaptadas às condições climáticas: aveia preta (Avena strigosa), aveia branca (Avena sativa ), centeio (Secale cereale), azevém (Lolium multiflorum ) e ervilhacas (Vicia spp.). Predominância no Sul do Paraná.

ILP no Paraná
Outono - Inverno
Opção de cultivo de forrageiras: Urochloa (braquiárias), com ênfase na Urochloa brizantha e Urochloa ruziziensis. Essa configuração para a ILP é presenciada em regiões como a Noroeste do Paraná, onde as áreas são ocupadas com a soja durante o período das chuvas e, no outono/inverno, quando o volume hídrico reduz.
Soja em integração com pastagens perenes em clima tropical
No Noroeste do Paraná, uma modalidade de ILP que vem sendo utilizada associa a cultura agrícola com a pastagem perene por dois anos. Destaque para a braquiária brizanta (Urochloa brizantha), seguida pela soja pelo intervalo de dois anos

Integração Lavoura-Pecuária
Avance para o lado para o lado para saber mais sobre os sistemas ILP e ILPF na região Sul brasileira.
O que devo saber sobre as culturas agrícolas?

Espécies forrageiras de inverno
Entras as espécies forrageiras de inverno em destaque para a região Sul brasileira destacam-se as aveias, o azevém, trigo e outros cereais forrageiros e as leguminosas como trevo-branco (Trifolium repens), trevo-vermelho (Trifolium repens) e cornichão (Lotus corniculatus), ervilhacas (Vicia spp.). Além disso, trevos anuais como o vesiculoso (Trifolium vesiculosum) e o trevo-persa (Trifolium resupinatum).

Espécies forrageiras de verão
Entre as espécies forrageiras de verão observadas na região Sul brasileira destacam-se: braquiárias (U. brizantha cvs. Marandu, Xaraés, Piatã, U. ruziziensis cv. BRS Integra) e Híbrida (BRS Ipyporã); o colonião ou panicuns (Megathyrsus maximus, ex. P. maximum cvs. Aruana, Mombaça, Tanzânia, BRS Zuri, BRS Quênia, BRS Tamani). Entre as anuais de verão, são indicadas o milheto (Pennisetum americanum cv. BRS 1501 e BRS 1503), o capim-sudão e sorgos forrageiros (Sorghum bicolor cvs. BRS Estribo, BRS Ponta Negra).
Web stories
Um Web Story é uma forma visual e interativa de aprender. Você vai deslizar ou clicar nas telas para avançar e explorar conteúdos como imagens, vídeos e textos curtos. Cada tela foca em um ponto específico, tornando a experiência rápida e envolvente. Basta seguir as instruções na tela para navegar. Aproveite essa maneira dinâmica de se informar!
Podcast

Oportunidades e uso da ILPF nos Pampas e regiões temperadas do Brasil
Oportunidades e uso da ILPF nos Pampas e regiões temperadas do Brasil
Este episódio abre a terceira temporada do Podcast ILPF na Rede, e fala sobre as oportunidades e usos da ILPF nas diferentes regiões do país. Ele inicia abordando a zona subtropical brasileira, que abrange os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta região as possibilidades de uso de sistemas de integração são bem diferentes do restante do país.
Publicado: 26/06/2024

Oportunidades e usos da ILPF nos solos arenosos na região Centro-Sul
Oportunidades e usos da ILPF nos solos arenosos na região Centro-Sul
Este episódio do ILPF na Rede a fala sobre as oportunidades de uso de sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta no Cerrado. O foco nesta conversa é nas áreas de solos arenosos, sobretudo na região Centro-Sul do país e o convidado será o gerente-executivo técnico da Cocamar Renato Watanabe.
Publicado: 26/06/2024
Publicações

Integração Lavoura-Pecuária-floresta (ILPF) Região Sul
Encontre informações sobre a ILPF na Região Sul. Clique no botão para baixar o documento.

Sistemas ILPF e transferência de tecnologia nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo
Encontre informações sobre o Sistema ILPF no Paraná. Clique no botão para baixar o documento.

Sistemas ILPF e transferência de tecnologia nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Encontre informações sobre os sistemas ILPF no RS e em SC. Clique no botão para baixar o documento.

Integraçação Lavoura-Pecuária-Floresta: o produtor pergunta, a Embrapa responde
Essa obra apresenta 500 dúvidas mais comuns sobre Sistemas ILPF. Clique no botão para baixar documento.