
Controle de pragas
Controle de pragas
Explore nossa seção sobre controle de pragas em plantações! Encontre soluções e produtos para proteger suas colheitas, explorando nossa lista completa de produtos detalhados. Mantenha suas plantas saudáveis.
Publicado: 20/06/2024
Soja
Doenças na soja causadas por fungos

Podridão de carvão da raiz
O controle pode ser realizado por meio da adequada cobertura do solo com restos de cultura, bom manejo químico (adubação) e físico do solo.

Mancha alvo e podridão radicular de corinéspora
Recomenda-se o uso de cultivares resistentes, o tratamento de sementes, a rotação/sucessão de culturas com milho e espécies de gramíneas e fazer o controle com fungicidas.

Podridão branca da haste
Evitar a introdução do fungo na área utilizando sementes certificadas. Efetuar tratamento de sementes com mistura de fungicidas de contato e benzimidazóis.

Ferrugem
O controle químico é a ferramenta mais viável atualmente. Os fungicidas dos grupos dos triazóis e estrobilurinas têm-se mostrado mais eficientes para controle da doença.

Oídio
Usar cultivares resistentes. O controle químico pode ser utilizado através da aplicação de fungicidas foliares recomendados.

Crestamento foliar de cercospora e mancha púrpura
O controle deve ser feito utilizando sementes livres do patógeno, tratamento de sementes com fungicidas com ação sistêmica e de contato, e aplicações na parte aérea, utilizando fungicidas dos grupos dos benzimidazóis, triazóis e estrobilurinas.

Mancha parda
Devido à sobrevivência do fungo nos restos culturais, o controle mais eficiente pode ser obtido pela rotação de culturas, acompanhado da melhoria das condições físico-químicas do solo, com ênfase na adubação potássica.

Tombamento e murcha de esclerócio
O fungo infecta mais de 200 espécies vegetais, o que torna difícil seu controle. O enterrio de restos de cultura contribui para a decomposição de esclerócios por outros microrganismos.

Cancro da haste
O sintoma inicial são pequenos pontos negros que evoluem para manchas alongadas a elípticas e mudam da coloração negra para castanho-avermelhada.

Tombamento e mela ou requeima
O sintoma do tombamento ocorre ao nível do solo, com uma podridão seca, de coloração castanho a castanho-avermelhada, onde ocorre o estrangulamento.

Antracnose
Usar sementes sadias, tratamento de sementes, rotação de cultura, espaçamento entre linhas de 50-55 cm, estande adequado e manejo adequado do solo, principalmente com relação à adubação potássica.

Podridão vermelha da raiz
Não existem ainda cultivares com resistência completa. Uso de materiais precoces e bom manejo do solo podem reduzir a severidade da doença.

Podridão radicular de fitóftora
Usar variedades resistentes e manejar do solo, proporcionando boa drenagem. Em plantas adultas, os danos não justificam a adoção de medidas de controle.

Míldio
Não há controle recomendado devido a pouca importância econômica da doença até então. Os fungicidas comumente utilizados para o controle de outras doenças foliares como oídio, doenças de final de ciclo e ferrugem, não possuem efeito contra o míldio.

Podridão parda da haste
Utilizar cultivares resistentes e rotação de culturas. Para evitar a introdução da doença em novas áreas, deve-se realizar limpeza de máquinas e implementos.

Mancha olho-de-rã
O uso de cultivares resistentes e o tratamento de sementes com fungicidas benzimidazóis + fungicida de contato, de forma sistemática, são fundamentais para o controle da doença.
Doenças na soja causadas por nematóides

Nematóide das lesões
Não existem cultivares de soja resistentes, porém parece que algumas toleram mais o nematóide.

Nematóides de galhas
Os métodos de controle mais eficientes são a rotação de cultura com plantas não hospedeiras e o uso de cultivares resistentes.

Nematóide de cisto
Prevenção da infestação de áreas isentas por meio da limpeza de máquinas, implementos, ferramentas e calçados, e utilização de sementes beneficiadas, sem partículas de solo.
Doenças na soja causadas por vírus

Necrose da haste
Na floração e início de formação de vagens, os sintomas tornam-se evidentes com aparecimento da queima do broto e da necrose das hastes, quando as plantas acabam morrendo.

Mosqueado do feijão
São mais evidentes durante períodos de rápido crescimento das plantas e de temperaturas amenas. Sintomas típicos são o mosqueado clorótico e bolhas em folhas jovens, que tende a diminuir de intensidade à medida que as folhas ficam mais velhas.

Mosaico comum da soja
A maneira mais eficiente de controle é através de variedades resistentes. Inúmeras cultivares de soja são resistentes a esse vírus.

Queima do broto
O broto apical fica curvado, necrosado e facilmente quebrável. Normalmente, apresenta escurecimento da medula da haste principal, que é o principal sinal para diagnose
Doenças na soja causadas por bactérias

Pústula bacteriana
Típica de folha, mas também infecta haste, pecíolo e vagem. As manchas são arredondadas, nunca angulares, e de coloração parda.

Crestamento bacteriano
É comum na folha, mas pode atacar haste, pecíolo e vagem. Inicia com manchas aquosas, semitransparentes quando olhadas contra a luz, que necrosam e aglutinam, formando áreas grandes de tecido morto.
Milho
Doenças no milho

Doenças foliares do milho
As principais doenças foliares do milho são a cercosporiose, mancha de phaeosphaeria, ferrugem polissora, ferrugem comum, ferrugem tropical ou ferrugem branca, helmintosporiose, mancha foliar de diplodia, antracnose do milho.

Doenças causadas por Nematóides
As injúrias por nematóides variam com o gênero e a população do nematóide envolvido, as condições do solo e a idade da planta de milho.

Podridões do Colmo e das Raízes
As podridões do colmo geralmente se iniciam pelas raízes, passando para os entrenós superiores ou diretamente pelo colmo, através de ferimentos. De um modo geral, não ocorrem uniformemente na área, sendo possível encontrar plantas sadias ao lado de plantas apodrecidas.

Controle químico de doenças no milho
O uso de fungicidas tem se mostrado uma estratégia viável e eficiente de manejo de doenças na cultura do milho. Entretanto, alguns fatores devem ser observados para que a relação custo/benefício seja positiva.

Doenças causadas por molicutes e por vírus
Encontre informações sobre Enfezamentos, Míldio (Peronosclerospora sorghi), Viroses Rayado Fino e Mosaico comum do milho.
Pragas no milho

Pragas da fase vegetativa e reprodutiva
Os danos causados pelas pragas nas fases vegetativa e reprodutiva do milho variam de acordo com o estádio fenológico da planta (fase de desenvolvimento da cultura), das condições edafoclimáticas (condições de solo e clima), dos sistemas de cultivo e de fatores bióticos localizados.

Pragas da fase inicial
Várias espécies de insetos atacam as sementes, raízes e plântulas (plantas jovens) do milho após a semeadura. Como consequência do ataque, há reduções no número de plantas na área cultivada e no potencial produtivo da lavoura.
Manejo Integrado de Pragas
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) consiste em práticas agronômicas que integram diferentes estratégias de controle, como métodos químicos, biológicos e culturais. O objetivo é controlar pragas de uma cultura de maneira eficiente, com custo reduzido e impacto ambiental mínimo. Utilizando todas as técnicas disponíveis de forma integrada, o MIP visa manter a população de organismos nocivos abaixo do nível econômico prejudicial e reduzir os efeitos adversos dos pesticidas no meio ambiente.

Manejo Integrado de Pragas em Feijão
O agroecossistema de diversas regiões brasileiras é um ambiente favorável à multiplicação de pragas, pois prevalece um sistema de produção de rotação e sucessão de diversas culturas, em cultivos irrigados ou não, muitas vezes integrados a sistemas pecuários.

Manejo Integrado de pragas em arroz
O monitoramento e as amostragens das pragas devem ser práticas regulares na agricultura para verificar se o nível de infestação das pragas justifica o controle

Manejo Integrado de Pragas em Trigo
O monitoramento de lagartas com o objetivo de avaliar a densidade populacional e identificar a necessidade de controle artificial deve ser feito através de amostragens semanais.

Manejo Integrado de pragas em lavouras trangênicas (milho Bt)
No caso do milho Bt, disponível comercialmente hoje no Brasil, utilizaram-se toxinas com maior especificidade para os lepidópteros-praga (lagartas).

Manejo Integrado de Pragas em milho
O monitoramento é o primeiro passo para se praticar o MIP. Sem monitorar a densidade populacional da espécie-alvo no campo não há como se aplicar os princípios do MIP.

Manejo Integrado de Pragas em Soja
A soja está sujeita ao ataque de diferentes pragas ao longo de seu ciclo de desenvolvimento. Entretanto, no manejo da cultura é importante a adoção de estratégias de controle de insetos num contexto de Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Vídeos sobre Manejo Integrado de Pragas
Manejo integrado das principais doenças da mandioca
pesquisador Saulo de Oliveira comanda o treinamento on-line sobre manejo integrado das principais doenças da mandioca, tais como a antracnose e superbrotamento.
Manejo integrado de pragas da soja : parte 1
A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação até a colheita. A lagarta do cartucho e o percevejo barriga verde são as principais pragas do milho.
Manejo integrado de pragas da soja : parte 2
A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação até a colheita. A lagarta do cartucho e o percevejo barriga verde são as principais pragas do milho. A lagarta se alimenta das folhas, e da espiga, afetando a produtividade.
Manejo integrado de pragas no algodão para controle da Helicoverpa armigera
A cultura do algodoeiro é afetada por uma variedade de pragas que, se não forem controladas desde o início do ciclo, podem comprometer a produtividade da lavoura
Manejo integrado de pragas reduz uso de inseticida e custo de produção
A tecnologia de Manejo Integrado de Pragas da Soja (MIP-Soja) orienta na tomada de decisões de controle de pragas com base num conjunto de informações sobre os insetos e sua densidade populacional, na ocorrência de inimigos naturais e na capacidade da cultura de tolerar os danos.
Manejo Integrado de Pragas
Para mostrar ao produtor rural o que pode ser feito para manejar a população de pragas e garantir uma lavoura sustentável e produtiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Embrapa prepararam um vídeo técnico sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Vídeos
Manejo Integrado de Pragas - Aula 01
Para garantir boa produção, é necessário saber lidar com quem ataca a lavoura.
Manejo Integrado de Pragas - Aula 02
Regulação da População de Pragas é o tema dessa aula.
Manejo Integrado de Pragas - Aula 03
No manejo integrado de pragas vamos conhecer as principais espécies que atacam as lavouras e como lidar com elas. A bióloga Regina Sugayama explica como as elas se reproduzem e como são vorazes. “Nem todos os insetos são pragas. Alguns deles são aliados do produtor em relação às pragas”. Confira.
Manejo Integrado de Pragas - Aula 04
Você sabe calcular o número de pragas que estão atacando a sua lavoura? É importante defender a sua plantação. Confira as dicas.
Manejo Integrado de Pragas - Aula 05
Os princípios do Manejo Integrado de Pragas. Esse é o tema da última aula sobre o MIP.
Publicações

O nematoide da haste verde
Encontre informações sobre o nematoide da haste verde. Clique no botão para baixar documento.

Manual de identificação de insetos e outros invertebrados da cultura da soja
Encontre informações sobre identificação de insetos e invertebrados na soja. Clique no botão para baixar documento.

Manejo da lagarta do cartucho em sistemas de produção integrados com braquiária
Encontre informações sobre a lagarta-do-cartucho. Clique no botão para baixar documento.

Impacto do arranjo de plantas na infestação e controle de insetos-praga na cultura da soja
Encontre informações sobre arranjo de plantas e infestação de insetos-praga. Clique no botão para baixar documento.

Formigas Cortadeiras em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta
Encontre informações sobre a formiga cortadeira. Clique no botão para baixar documento.

Integraçação Lavoura-Pecuária-Floresta: o produtor pergunta, a Embrapa responde
Essa obra apresenta 500 dúvidas mais comuns sobre Sistemas ILPF. Clique no botão para baixar documento.

Controle de pragas
Controle de pragas
Explore nossa seção sobre controle de pragas em plantações! Encontre soluções e produtos para proteger suas colheitas, explorando nossa lista completa de produtos detalhados. Mantenha suas plantas saudáveis.
Publicado: 20/06/2024