Banner da Pagina

ILPF no Sudeste

A Região Sudeste, formada pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo é diversa em termos de clima, relevo e de produção o. Algumas localidades caracterizam-se mais como montanhosas; outras, têm a ênfase produtiva voltada à pecuária leiteira ou à agricultura.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como se pretende vencer os desafios e ampliar a adoção de sistemas de ILPF nas diferentes regiões brasileiras?

Muitos são os desafios para o incremento da adoção dos sis­temas de ILPF no Brasil, entre os quais podem ser citados: deficits de técnicos capacitados em sistema de ILPF para integrar ações de Transferência de Tecnologia (TT); baixa agilidade operacional e administrativa para a promoção de ações de TT; dificuldades orçamentárias e operacionais por parte das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), Organizações não Governamentais (ONGs) e empresas de extensão rural pública; insuficiente integração institucional, com o envolvimento de agentes de instituições financiadoras, gestores públicos, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desen­volvimento Agrário (MDA) e agentes de TT; muitos paradigmas por parte de produtores, extensionistas, pesquisadores, gestores públicos e agentes financiadores; ausência de análises socioeconômicas que contemplem avaliações de curto e longo prazos; falta de continuidade das ações de TT; entre outras. Para vencer esses desafios, deve-se potencializar ações conjuntas de comunicação e TT por meio de parcerias entre instituições de pesquisa e de ensino com todo o setor produtivo. Somado a isso, os órgãos públicos e agentes financiadores têm papel relevante, pois somente com o envolvimento de produtores rurais, das empresas, dos governos, dos bancos, das cooperativas e dos técnicos é que se conseguirá a ampliação da adoção de sistemas de integração no Brasil, e, dessa forma, consolidar preceitos da intensificação sustentável da produção agropecuária brasileira.

Capítulo: Transferência de Tecnologias para Adoção da Estratégia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Número da Pergunta: 498

Ano: 2015

Oportunidades de uso da ILPF na Região Sudeste

Oportunidades de uso da ILPF na Região Sudeste

Esta mesa redonda reúne três especialistas para falar sobre o potencial de uso dos sistemas integrados de produção agropecuária na região Sudeste. Quais estratégias podem ser mais interessantes? Em quais tipos de solo? Quais as oportunidades de mercado? Quais as vantagens desses sistemas?

Explore o conteúdo por região

Publicador de Conteúdos e Mídias

Minas Gerais

O que devo saber sobre a ILPF em Minas Gerais?

Rio de Janeiro e Espírito Santo

O que devo saber sobre a ILPF no Rio de Janeiro?

São Paulo

O que devo saber sobre a ILPF em São Paulo?

Podcast

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

Foto sobre Região de Mares e Morros.

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

A região mais próxima do litoral, no Sul e Sudeste do Brasil, tem características semelhantes. Além do bioma Mata Atlântica, a topografia acidentada com a serra do mar, serra da Mantiqueira, serra da Canastra e outras serras é uma constante. Em meio a isso, há áreas com solos mais produtivos, como a terra roxa, e outras com solos mais desafiadores. Ao mesmo tempo, esta região concentra a maior parte da população brasileira e a melhor logística do país. Todos esses fatores influenciam na hora do produtor rural definir qual sistema produtivo irá adotar. O podcast fala sobre as oportunidades de uso de sistemas ILPF nesta região.

Ouça no Spotify

Publicado: 26/06/2024