Banner da Pagina

ILPF no Sudeste

A Região Sudeste, formada pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo é diversa em termos de clima, relevo e de produção o. Algumas localidades caracterizam-se mais como montanhosas; outras, têm a ênfase produtiva voltada à pecuária leiteira ou à agricultura.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como se implementa uma unidade de referência tecnológica (URT) de sistema de ILPF?

A metodologia para realizar essa implementação consiste em:

  • Selecionar uma propriedade (pública ou privada), dentro de um polo agroeconômico relevante do Estado, que tenha condições favoráveis a realizações de eventos de Transferência de Tecnologia (TT), cujo proprietário demande URT em sistema de ILPF e seja ávido por tecnologias e tenha boa credibilidade e respeito entre seus pares.
  • Formar um grupo gestor da URT composto pelo proprietário rural, por pesquisadores e analistas da Embrapa que atuarão na URT, técnicos da propriedade selecionada e potenciais parceiros locais, como professores de instituições de ensino superior da região, consultores autônomos e demais técnicos locais.
  • Elaborar, em consonância com o grupo gestor da URT, o projeto da unidade e acompanhar sua implantação que deverá ser realizada pela propriedade selecionada.
  • A partir do 2º ano de implantação, elaborar em consonância com o grupo gestor da URT, no final do ano agrícola an­terior, e gerenciar o plano anual de trabalho (PAT) que deverá ser desenvolvido na URT da fazenda selecionada no ano agrícola subsequente. Nesse PAT, deverão estar contempladas todas as atividades técnicas de preparo de solo, semeadura e/ou plantio, manejo integrado de pragas e doenças (lavoura, forragens e silvicultura), manejo de pastagens e do rebanho bovino (pecuária), manejo do componente florestal, colheita (lavoura e silvicultura) e venda e/ou abate de animais. Ainda deverão estar contempladas todas as atividades de TT planejadas para o ano agrícola.

Capítulo: Transferência de Tecnologias para Adoção da Estratégia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Número da Pergunta: 489

Ano: 2015

Oportunidades de uso da ILPF na Região Sudeste

Oportunidades de uso da ILPF na Região Sudeste

Esta mesa redonda reúne três especialistas para falar sobre o potencial de uso dos sistemas integrados de produção agropecuária na região Sudeste. Quais estratégias podem ser mais interessantes? Em quais tipos de solo? Quais as oportunidades de mercado? Quais as vantagens desses sistemas?

Explore o conteúdo por região

Publicador de Conteúdos e Mídias

Minas Gerais

O que devo saber sobre a ILPF em Minas Gerais?

Rio de Janeiro e Espírito Santo

O que devo saber sobre a ILPF no Rio de Janeiro?

São Paulo

O que devo saber sobre a ILPF em São Paulo?

Podcast

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

Foto sobre Região de Mares e Morros.

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

A região mais próxima do litoral, no Sul e Sudeste do Brasil, tem características semelhantes. Além do bioma Mata Atlântica, a topografia acidentada com a serra do mar, serra da Mantiqueira, serra da Canastra e outras serras é uma constante. Em meio a isso, há áreas com solos mais produtivos, como a terra roxa, e outras com solos mais desafiadores. Ao mesmo tempo, esta região concentra a maior parte da população brasileira e a melhor logística do país. Todos esses fatores influenciam na hora do produtor rural definir qual sistema produtivo irá adotar. O podcast fala sobre as oportunidades de uso de sistemas ILPF nesta região.

Ouça no Spotify

Publicado: 26/06/2024