Banner da Pagina

ILPF no Sudeste

A Região Sudeste, formada pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo é diversa em termos de clima, relevo e de produção o. Algumas localidades caracterizam-se mais como montanhosas; outras, têm a ênfase produtiva voltada à pecuária leiteira ou à agricultura.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como a Embrapa faz a Transferência de Tecnologia (TT) de sistemas de integração?

No caso específico de sistemas de integração, a Embrapa adota vários instrumentos, materializados em seus diferentes projetos de TT. A Embrapa possui uma grande variedade de projetos estruturados por macroprogramas que são mecanismos de organização e indução da carteira de projetos por temas, visando garantir a qualidade técnico-científica e o mérito estratégico da programação. Um desses macroprogramas é o Macroprograma 4 que tem por objetivo a gestão de uma carteira de projetos de transferência de tecnologia e de comunicação empresarial, para desenvolver a integração entre a atividade de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e o mercado, e para aprimorar o relacionamento da Embrapa com seus públicos de interesse e com a sociedade. Atualmente, existem diversos projetos regionais e um grande projeto nacional de TT em rede para fomento da adoção de sistema de ILP e ILPF em todo o território nacional. Nesse projeto nacional, a estratégia de transferência de tecnologias de sistema de ILPF (TT-ILPF) fundamenta-se em três grandes processos ou frentes de trabalho:

  • Implantação e condução de sistema de ILPF promissor nas unidades de referência tecnológica (URTs) alocadas estrategicamente nos principais polos agroeconômicos de cada estado da Federação.
  • Capacitação continuada (CC) de agentes multiplicadores no tema de sistema de ILPF selecionados em cada polo agroeconômico contemplado com URT.
  • Ações de sensibilização, motivação, difusão e transferência de tecnologia em sistema de ILPF em cada polo agroeco­nômico contemplado com URT.

Nesse projeto e em outras ações de TT, é de suma importância as parcerias nacionais e regionais, inclusive a parceria direta com produtores rurais.

Capítulo: Transferência de Tecnologias para Adoção da Estratégia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Número da Pergunta: 486

Ano: 2015

Oportunidades de uso da ILPF na Região Sudeste

Oportunidades de uso da ILPF na Região Sudeste

Esta mesa redonda reúne três especialistas para falar sobre o potencial de uso dos sistemas integrados de produção agropecuária na região Sudeste. Quais estratégias podem ser mais interessantes? Em quais tipos de solo? Quais as oportunidades de mercado? Quais as vantagens desses sistemas?

Explore o conteúdo por região

Publicador de Conteúdos e Mídias

Minas Gerais

O que devo saber sobre a ILPF em Minas Gerais?

Rio de Janeiro e Espírito Santo

O que devo saber sobre a ILPF no Rio de Janeiro?

São Paulo

O que devo saber sobre a ILPF em São Paulo?

Podcast

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

Foto sobre Região de Mares e Morros.

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

Oportunidades e usos da ILPF nas regiões de Mares e Morros do Sul e Sudeste

A região mais próxima do litoral, no Sul e Sudeste do Brasil, tem características semelhantes. Além do bioma Mata Atlântica, a topografia acidentada com a serra do mar, serra da Mantiqueira, serra da Canastra e outras serras é uma constante. Em meio a isso, há áreas com solos mais produtivos, como a terra roxa, e outras com solos mais desafiadores. Ao mesmo tempo, esta região concentra a maior parte da população brasileira e a melhor logística do país. Todos esses fatores influenciam na hora do produtor rural definir qual sistema produtivo irá adotar. O podcast fala sobre as oportunidades de uso de sistemas ILPF nesta região.

Ouça no Spotify

Publicado: 26/06/2024