Banner da Pagina

Produção de sementes

Produção de sementes: multiplicando qualidade

O melhoramento genético do feijoeiro comum busca trazer aos agricultores as melhores características genéticas da espécie, as quais são traduzidas em alto potencial produtivo, resistência ou tolerância às principais doenças da cultura, eficiência no uso de nutrientes, resistência à seca, dentre outras. A forma existente de se agregar esta tecnologia é por meio de sementes melhoradas, as quais são produzidas com altos padrões de qualidade e garantem a incorporação tecnológica gerada pelo melhoramento genético. Entretanto, ainda é comum o uso pelos agricultores de grãos de feijão para semeadura, o que não pode ser caracterizado como semente, pois nesse caso, não há mais garantia sobre sua procedência, potencial fisiológico, pureza genética, pureza física e sanidade.

Infográficos: Grãos X Sementes

No Brasil, as sementes desempenham um papel crucial

No Brasil, as sementes desempenham um papel crucial no setor agrícola, carregando consigo o potencial genético das variedades melhoradas. No entanto, é alarmante constatar que menos de 20% dos produtores de feijão no país optam por utilizar sementes certificadas em suas lavouras. A discrepância na adoção de sementes certificadas varia significativamente de acordo com o estado brasileiro.

Por exemplo, dados da ABRASEM referentes à safra 2020/2021 revelam que no Rio Grande do Sul, apenas 3% dos produtores fazem uso dessas sementes, enquanto em São Paulo e Santa Catarina, essa taxa é de 16%, e na Bahia, de 10%. Por outro lado, em Goiás, onde a Embrapa Arroz e Feijão está presente, a taxa de utilização de sementes de feijão atinge um valor considerável de 45%.

 

Sementes

 

 

Ao utilizar sementes, o produtor garante:

 

  • Qualidade fitossanitária – garantia de que as sementes não possuem patógenos acima dos limites previstos na legislação.

 

  • Qualidade fisiológica – garantia de que as sementes são capazes de gerar plantas normais, que germinam mais rápido, produzindo lavouras uniformes que facilitam o manejo e a colheita.

 

  • Pureza física – ausência de impurezas como partículas de solo, resto de vegetais, pedras, sementes danificadas, sementes de plantas daninhas e de outras espécies.

 

  • Pureza genética – garantia de que não há misturas de outras cultivares no lote, resultando em maior uniformidade no ciclo, hábito de crescimento, arquitetura, resistência e/ou tolerância a doenças e pragas, entre outras características que ajudam a conseguir um maior potencial produtivo.

Publicação

Item PDF (6).jpg

Indicações Técnicas para Produção de Sementes de Feijão para a Agricultura Familiar

Indicações Técnicas para Produção de Sementes de Feijão para a Agricultura Familiar

A cultura do feijão é originária da América Central e do Sul e daí espalhou-se por todo o mundo. A planta, botanicamente, é conhecida como Phaseolus vulgaris, cujo gênero possui inúmeras espécies de importância agronômica, como o feijão-lima (Phaseolus lunatus), de grande importância para a agricultura familiar....

Baixe aqui

Publicado: 22/11/2023