Banner da Pagina

Custos

Como calcular o custo da produção de feijão?

Como calcular o custo da produção de feijão?

O Brasil, um dos maiores produtores e consumidores de feijão do mundo, demanda um cuidadoso cálculo do custo de produção. Essa leguminosa requer um manejo detalhado que gera despesas significativas para os produtores. Um planejamento meticuloso e controle preciso desses custos são essenciais para garantir que as despesas não ultrapassem.

É importante calcular os gastos por hectare ao longo do ciclo da cultura para evitar prejuízos. Todas as despesas, fixas e variáveis, devem ser registradas detalhadamente, preferencialmente com o auxílio de planilhas e tecnologias para facilitar o controle.

 

Algumas etapas são essenciais, incluindo:

 

  • Anotação dos custos com insumos, como sementes, herbicidas, fungicidas, inseticidas, fertilizantes, etc.
  • Cálculo da quantidade de sementes de feijão por hectare e dos fertilizantes necessários, levando em consideração a densidade de plantio e o preço por kg ou saca de sementes e fertilizantes.
  • Avaliação dos custos dos agroquímicos utilizados por hectare ao longo da safra, multiplicando a quantidade de cada produto pelo seu valor.
  • Cálculo dos custos das operações, incluindo preparo do solo, aplicação de corretivos e fertilizantes, semeadura, irrigação, aplicação de defensivos e colheita. 
  • Consideração dos custos com mão de obra, seja ela contratada ou familiar, incluindo salários, impostos e assistência técnica.
  • Cálculo dos custos financeiros por hectare, incluindo juros referentes ao custeio da safra, financiamentos de máquinas e implementos.
  • Registro separado dos custos de transporte e armazenagem pós-colheita, incluindo transporte do grão, secagem e armazenamento. Se o transporte for fretado, é necessário calcular o preço por hora e dividir pelo número de hectares.

 

Após contabilizar todos esses custos, torna-se mais fácil definir a margem de lucro desejada e assim, estabelecer metas de produtividade e preço por saca de feijão. Essa análise detalhada é fundamental para garantir a rentabilidade da atividade agrícola e tomar decisões estratégicas eficientes.