Descubra os 3 segmentos de mercado do feijão-caupi
Tradicionalmente, a comercialização do feijão-caupi envolve etapas que incluem produtores, intermediários e cerealistas.
No Brasil, podem-se identificar três segmentos de mercado já bem-estabelecidos para o feijão-caupi: grãos secos, feijão-verde (vagem verde ou grão verde debulhado) e sementes.
No segmento de grãos secos do Norte e Nordeste, o feijão-comum e o feijão-caupi competem por mercado. Em caso de queda na oferta de feijão-caupi, o mercado é suprido por feijão comum.
O feijão-verde é um segmento em que predomina a agricultura familiar. As vagens e grãos verdes a granel são comercializados em feiras e o feijão de bulhado e embalado, em mercearias e supermercados.
É um produto que apresenta preços atrativos e constitui uma importante opção de negócio, incluindo oportunidade de avanços no processamento industrial, como resfriamento, congelamento e enlatamento.
O mercado de feijão processado industrialmente está em fase inicial com iniciativas para produção de farinha, produtos pré-cozidos e congelados.
O segmento referente a sementes é também muito promissor. Esse é um mercado que está crescendo, já havendo associação de produtores de sementes em vários estados.
Imagens:
Aliny Melo
Felipe Santos da Rosa
Magda Cruciol
Maria Eugênia Ribeiro
Ronaldo Rosa
Síglia Souza
Produção:
Andreza Lima
Lucas Brandão
Gostou?
Compartilhe esse conteúdo com alguém.