Processamento
Os grãos-verdes frescos são comercializados em sacos plásticos, geralmente, em supermercados, sob refrigeração. Os grãos congelados também são comercializados em sacos plásticos, mas conservados em baixa temperatura, geralmente em freezers. A grande vantagem dos grãos congelados, quando comparados aos grãos frescos, é a maior capacidade de preservar as características do grão por muito mais tempo, principalmente a cor verde, sem o uso de conservantes, comuns no feijão enlatado. A farinha de feijão-caupi corresponde ao grão triturado. Representa uma rica fonte de proteínas e de ferro. Tem sido mais utilizada para a confecção de mingaus, sopas, bolos, biscoitos e salgados, apresentando grande potencial para produção de sopa pré-cozida. O grão na forma enlatada, comum nos Estados Unidos, tem sido estudado no Brasil, principalmente em relação ao tipo de recipiente e salmoura adequados, bem como a vida de prateleira.
Comercialização
A comercialização do feijão-caupi, tradicionalmente, segue os seguintes passos: produtores, intermediários e cerealistas. Entre os cerealistas, há alguns que fazem um beneficiamento adicional e empacotamento dos grãos.
No Brasil identificam-se três segmentos já bem estabelecidos de mercado para o feijão-caupi, são eles: grãos secos, feijão-verde (vagem verde ou grão verde debulhado) e sementes. O mercado de feijão processado industrialmente está em fase inicial. No mercado de grãos secos, nas regiões Norte e Nordeste, o feijão-comum e o feijão-caupi, embora não competindo no campo, competem por mercado e sempre que há uma queda na oferta de feijão-caupi, o mercado é suprido por feijão-comum de outras regiões do país e, às vezes, importado.
Prosa Rural
Nesse episódio do programa de rádio da Embrapa você aprende como produzir hambúrguer vegetal com fibra de caju e feijão-caupi.
Publicação
Elaboração de salgadinhos de feijão-caupi
Elaboração de salgadinhos de feijão-caupi
Neste trabalho, descreve-se o processo de fabricação desse produto (salgadinho de feijão-caupi), que apresenta elevada qualidade nutricional e boa aceitação no mercado consumidor.
Publicado: 25/04/2024
Prosa Rural
Nesse episódio do programa de rádio da Embrapa, o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Edy Britto, ensina, detalhadamente, o processo de produção de salgadinhos de feijão-caupi.
Cookies de feijão?
Um biscoito à base de farinha de feijão-caupi é a nova alternativa da ciência para incrementar o mercado de produtos funcionais no Brasil. Além de ter o dobro de proteínas em relação aos demais cereais usados na indústria de biscoitos, o feijão-caupi é altamente nutritivo, traz benefícios à saúde e é capaz de prevenir doenças metabólicas, como o diabetes, bem como as coronarianas e o câncer do cólon.