Busca
Filtros
Florestas
O ser humano depende das florestas. Seja pelos produtos que ela fornece, como madeira, papel, energia e alimento, seja por sua importância na conservação da água, na proteção do solo, no sequestro de carbono ou na manutenção da biodiversidade, hoje conhecidos como serviços ambientais e ecossistêmicos. O uso sustentável das florestas é um grande desafio para o mundo e também para o Brasil, que possui a segunda maior área florestal do planeta e a maior área coberta com floresta tropical.
Adaptação à Mudança do Clima
As mudanças climáticas trazem muitos impactos e riscos. Ainda que nós parássemos de emitir gases de efeito estufa instantaneamente, o mundo não pararia de aquecer-se imediatamente devido à quantidade de gases que já emitimos. Por isso devemos agir em duas frentes: reduzir as emissões de gases de efeito estufa e nos adaptar à mudança do clima. Mas como, exatamente, podemos nos adaptar, considerando que não conhecemos precisamente nem a magnitude e nem a forma da mudança do clima?
Riscos Climáticos, Mitigação e Agricultura Familiar
Saiba mais sobre riscos climáticos, ações de mitigação e agricultura familiar.
Reserva Legal
Conheça mais sobre o cerrado e a mata atlântica, as características desses biomas, as leis que os protegem e a importância da reserva legal.
Florestas resilientes
Estudo apoiado pela FAPESP revela fatores que tornam as florestas tropicais mais resilientes a mudanças climáticas. O estudo indica que áreas com alta diversidade funcional – isto é, com maior variedade de grupos de espécies com funções específicas – tendem a manter melhor o funcionamento do ecossistema após eventos climáticos extremos. O mesmo vale para locais de alta redundância funcional – ou seja, com várias espécies desempenhando a mesma função.
Valor das unidades de conservação para a sociedade brasileira
A riqueza biológica, cultural e social é estratégica para o Brasil. Todos nós usufruímos dos benefícios gerados pela natureza. Ganhamos com a regulação do clima nas cidades, os solos férteis e os insetos que polinizam as plantas dos cultivos e contribuem para a produção de alimentos. As unidades de conservação significam a sobrevivência para os centros urbanos.